BEM VINDO!

Por causa de um sonho de amigos estamos DESDE 13/06/1986 a Produzir Desporto, Cultura e Recreio...

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Formas de alcançar o bom espírito de equipas que temos tido sempre presentes

Tradições: Uma equipa tendo um hino, totem, lema, grito, bandeirola, cerimónias especiais da equipa (por exemplo para recepção de novos elementos, despedidas e outros) e tendo orgulho  e vontade de preservar estas tradições é meio caminho andado para criar um espírito de união, na equipa.
Códigos secretos: são sinais de mãos, sons, sinais de pista, ou por outros meios inventados pela equipa de forma que haja uma comunicação própria entre os elementos da equipa, sem que os outros entendam, que facilita a interacção e comunicação única dentro da equipa.
Livro de Ouro: Este livro é o "baú de recordações" da colectividade, onde todas as peripécias, aventuras, actividades da equipa são registadas para mais tarde serem recordadas.
Estas recordações criam saudades e ânimo para a vida futura da equipa.
O Livro de Ouro deverá ter o escudo da equipa, fotografias, relatórios que tudo junto cria a história da equipa, alvo de um orgulho enorme, deverá estar junto do livro de actas e ambos poderão ser consultados por qualquer membro desde que solicitado aos corpos sociais.
Originalidade: é um elemento necessário para criar uma imagem de marca da equipa, diferente de todas as outras equipas, devera ser utilizada em todas as actividades para alcançar uma personalidade única da equipa.
Organização: este elemento, como em tudo, é um dos mais importantes para que qualquer coisa corra bem. Numa equipa, quando a organização reina, o sucesso das actividades é alcançado e o gosto do elemento pertencer à equipa aumenta.
Capitães de Equipa: qualquer elemento é importante para a colectividade, contudo como a nossa têm o exponente máximo de expressão através do futebol, estes elementos, juntamente com o treinador e dirigentes, são os líderes, têm um papel bastante importante na vida da equipa pois são eles que dão a cara pela causa.
Bandeirola: quando se fala numa equipa o primeiro símbolo que nos aparece na nossa cabeça é a bandeirola, porque é que representa fisicamente a equipa.
A bandeirola é um tecido branco com medidas específicas, bordado com tecido da cor respectiva. Tendo ao centro o logótipo da colectividade e escrito o seu lema. A bandeirola é colocada num mastro e sempre que possível, nas instalações da colectividade.

O Grito: É uma aclamação organizada da equipa que demonstra, aos outros, a garra da equipa. O Grito deve ser feito nas actividades, formaturas, jogos de competição, entre outros…
O nosso é: “óoooooo… cepa d’urza!” .... pois gozavam com a malta da Nave Redonda que era pobre e não tinha dinheiro para comprar bolas e jogava à bola com uma cepa d’urza… (RAIZ GRANDE DE UMA ERVA DO MATO EM QUE NUMA PARTE É ARREDONDADA)



Logótipo: elemento fundamental e que identifica fisicamente a colectividade. O Nosso:






3 comentários:

  1. Dez anos diluíram-se bastante depressa neste registo frenético que pauta o quotidiano de qualquer espirito resignado com as vicissitudes deste sistema de vida, porém dez anos nunca poderão diluír as gratas recordações que transportarei comigo sobre o carinho, enorme amizade e muito calor humano que encontrei nessa terra. Posso atestar empiricamente que em termos de evolução humana a população dessa terra encontra-se a anos de luz muito avançada em comparação à sociedade-tipo que se encontra em vigor por esse país fora (ou pelo menos aquela que conheço).
    Nunca me despedi dos grandes amigos que aí fiz, talvez porque não podia conceber que das melhores pessoas que alguma vez conheci teriam um registo temporal tão curto na minha existência, por vezes ainda me parece surreal o extremo carinho com que aí fui recebido.
    A tenacidade com que lutam para construir algo por vós e para vós contrasta com a sensibilidade que têm em partilhar algo pelo qual lutaram tão arduamente.
    Nunca esquecerei esse clube, nunca permitirei que gratas memórias se percam...um até sempre, e recebam a minha gratidão, quem me abriu as portas para esse clube (para essa terra) e para quem me tornou um amigo próximo.

    ResponderEliminar
  2. Gostava que mostrasses a tua identificação :-)

    ResponderEliminar