BEM VINDO!

Por causa de um sonho de amigos estamos DESDE 13/06/1986 a Produzir Desporto, Cultura e Recreio...

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

“A Nave Redonda é só isto?” - O que faz as terras são as pessoas...

Gestão da equipa
Dizem que o bom chefe de equipa é aquele que consegue obter o máximo dos seus membros. No entanto, dirigir uma equipa nem sempre é um mar de rosas, até porque o factor humano tem um peso determinante dentro da mesma.
Espírito de equipa
A expressão, já por si, faz pensar de imediato em colegas entusiastas e animados que defendem um projecto 'em bloco', que se atiram incansavelmente ao trabalho e que, ainda por cima, são os melhores amigos.
A realidade é bem diferente porque, onde há pessoas juntas, os problemas surgem automaticamente. Contudo, é possível fazer algumas intervenções simples para promover o espírito de equipa.
Os membros da equipa devem saber porque é que foram escolhidos para a equipa. Assim, aprendem a respeitarem-se a si mesmos e a respeitar os outros membros.
Tanto os objectivos comuns como os individuais são importantes. Os objectivos comuns dão à equipa uma meta final que se tenta atingir. Os objectivos individuais evitam que a pessoa singular se apague completamente dentro da equipa.
Uma equipa só pode apresentar resultados se houver comunicação. A melhor comunicação vem dos contactos pessoais. É importante estimular esse tipo de contactos.
Quando uma equipa trabalha bem, pode dizer-se isso em voz alta. Este incentivo só pode melhorar o ambiente e a motivação.
O espírito de equipa é reforçado pela sensação de confiança mútua e de comunicação aberta. Uma equipa deve ficar com a sensação de que o que ela faz é importante e deve saber que o líder a escuta.
Muitas vezes organizam-se reuniões informais, normalmente num bar, para melhorar a cooperação de uma equipa. Estes encontros são uma oportunidade das pessoas se conhecerem melhor fora da competição. Depois de um destes encontros o ambiente melhora e a equipa trabalha de uma forma mais eficiente.
Por vezes é bom fazer paragens de actividade, como têm acontecido no Beira Serra, de modo a renovar o espírito, mas acautelando o futuro, não deixando assim morrer a colectividade.
Já encontraram as respostas para: “A Nave Redonda é só isto?”; “ Como é Possível?”

Sem comentários:

Enviar um comentário